PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E MARKETING

 

Todos querem que sua empresa cresça e se solidifique no mercado. Entretanto, a imensa maioria gerencia o seu negócio sem o mínimo de planejamento. 

O objetivo do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, como o próprio nome indica, busca inicialmente analisar a empresa sob diversos ângulos, identificando seus pontos fortes e também suas fraquezas (ambiente interno), bem como as oportunidades e ameaças advindas do mercado (ambiente externo).

Somente após uma criteriosa avaliação de todos estes cenários é que se identificará o atual estado do negócio e seu diagnóstico mostrará o que deve ser feito e como deve ser feito, para se atingir os objetivos que a empresa busca. 

A segunda fase do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO busca estabelecer os objetivos da empresa (metas), planejar como alcança-lo e acompanhar e monitorar os resultados, readequando estratégias, se for o caso. 

Em relação ao PLANEJAMENTO DE MARKETING, antes de entrar no mérito, gostaria de esclarecer uma dúvida muito comum na maioria das pessoas, que associam o marketing apenas a propaganda, publicidade e vendas. Claro que as vendas e a publicidade são muito importantes, mas o marketing tem uma amplitude muito maior e a empresa que não cuidar com muito carinho dessa área, certamente não encontrará espaço no competitivo mundo corporativo que hoje vivemos.

Isso porque o marketing avalia vários pontos dentro de uma empresa, até mesmo além dos famosos quatro “P” do marketing, que são: 
PRODUTO (incluindo serviços)
PREÇO
PROMOÇÃO
PONTO (Ou PRAÇA)

Portanto, embora o marketing não tenha uma definição específica, poderíamos entende-lo como sendo um conjunto de ações voltadas para as necessidades de um determinado mercado (pode ser produto ou serviço), a fim de vender este produto ou serviço com a máxima lucratividade, bem como manter uma relação com o cliente, buscando sempre sua satisfação e a superação de suas expectativas.

E o PLANEJAMENTO DE MARKETING busca exatamente isso, uma concepção de negócio voltada para a satisfação do cliente e a lucratividade da empresa. 

Trabalhamos em várias ações prestando serviços para o SEBRAE-MG, em nome da Rede Integrar de Contabilistas Consultores, entidade à qual fomos filiados. 

Abaixo, alguns flagrantes de atendimentos e participações em eventos do Sebrae-MG e também da AC-MINAS (Associação Comercial de MG).